quinta-feira, 2 de julho de 2009

Enid Blyton


Enid Mary Blyton nasceu a 11 de Agosto de 1897, em Londres, Inglaterra. Poucos meses depois, Enid e os seus irmãos foram para Beckenham, em Kent, onde passaram a sua infância.
Fazia longos passeios com seu pai, Thomas Blyton, ensinando-lhe tudo sobre a natureza, os animais e plantas. Adorava ler, lia um pouco de tudo, desde enciclopédias aos mais simples dos livros.
Enid Blyton foi a mãe do famoso Noddy, pela primeira vez publicado em 1949, Noddy Goes to Toyland, Noddy no País dos Brinquedos. Das suas personagens é talvez a que mais gerações percorreu, chegando ao ano de 2009 com muito sucesso.
Para os de gerações anteriores, quem não se lembra Os Cinco, muito populares, ou o Segredo. Os Cinco nasceram em 1943,O Mistério da Casa Queimada. A colecção das Gémeas, ou as Quatro Torres, para as jovens adolescentes, histórias que se passavam em colégios internos femininos e as suas mais variadas aventuras. Os Sete apareceram em 1948 e na altura tiveram um enorme sucesso, pois um pouco por todo o lado aparecerem na época, reuniões organizadas pelos jovens, com símbolos e linguagens secretas.
Morreu a 28 de Novembro de 1968, com a doença de Alzheimer, deixando para trás mais de 700 livros escritos e perto de 5000 contos.

2 comentários: